Post atrasadinho, mas muito importante, viu?
Para noivas, debutantes, aniversariantes... enfim! Todos que sonham com um lindo álbum panorâmico cheiiinho de fotos... ATENÇÃO!!
Muito tem se falado sobre a diagramação doas álbuns. Afinal, o que é 'tendência' e o que não é? Existe certo ou errado? Feio ou bonito?
Eu com certeza não estou aqui pra te dizer como deve ser o seu álbum, mas eu posso dar umas dicas do que os fotógrafos mais badalados estão apostando:
no CLEAN.
Sabe aquela história que a gente já cansoou de ouvir: menos é mais ?
amaispuraverdade. Na minha opnião, claro.
O mais interessante é perceber que o álbum propriamente dito não é mais a obra-prima. O Mix de fotos tortas e margens cheias de efeito que surgiram no boom dos programas de diagramção automática (leia-se programa de preguiçoso) deu seu lugar de destaque ao olhar do fotógrafo (agora sim em evidência) e ao bom gosto escondido atrás de tanta informação.
O ritmo e a composição são regras que acalmam os olhos e permitem ao espectador acompanhar a história que é contada. Dessa maneira, Minhas Divas e demais leitores, é possível apreciar com calma a magia, a delicadeza e o capricho de cada imagem.
Só pra lembrar: não existem regras na disposição das fotos no seu álbum. E de preferência nenhum superprogramamágico vai montar o seu álbum em 5 minutos. Isso demanda trabalho e criatividade. ô!
O mais importante aqui é você se identificar com a maneira com que o seu fotógrafo conta as histórias.
Entendeu? =D
vou colocar abaixo umas diagramações que eu gosto muito, que eu mesma fiz.
Pra quem gostar de futucar mais um pouquinho, vale à pena conferir o site da Márcia Charnizon
e ver que maneira mais linda de contar histórias!
Beijos, e boa semana!!
Boa noite Julia,
ResponderExcluirConcordo com a idéia de uma diagramação mais limpa, sempre concordei; sem distrações numa fotografia, como aprendi com os mestres no meu curso de fotografia no SENAC-RJ em 1997. Não esquecer da composição, enquadramento, foco, etc básicas. A idéia do simples vem desde os primórdios da fotografia. No photoshop ou em qualquer outro software de edição fotográfica também devemos seguir isso numa foto convencional ou tradicional arrumando os seus componentes. Os efeitos, ao meu ver, devem apenas dar um toque especial sem exageros para não virar alegorias fora de local. Eu particularmente estou aprendendo uasr o PS e seu post me ajudou muito! Continue assim amiga fotógrafa Parabéns!!! Fique com a Paz que excede a todo entendimento humano, a do Senhor Jesus Cristo, Amém!